Range Rover Classic – O Mito e a História

Range Rover Classic – O Mito e a História

O Range Rover foi o primeiro 4×4 de luxo produzido pela marca britânica Land Rover de 1970 até 1996. Inicialmente apenas na carroçaria de duas portas até 1981, ano de lançamento da versão original de quatro portas, a versão de duas portas foi fabricada até Janeiro de 1994. O Range Rover Classic representa a primeira geração de veículos Land Rover produzidos com o nome Range Rover.

Durante a maior parte de sua história, ficou conhecido simplesmente como o “Range Rover”. A denominação “Classic” foi utilizada durante o período em que o modelo foi comercializado ao lado de seu sucessor, o Range Rover P38A. Em seguida, o nome do Range Rover Classic foi aplicado por conveniência e retroactivamente a todos os Range Rover da primeira geração de veículos da marca a ostentar este nome.

 

 

 

1948

Embora pretendesse ser um paliativo do pós-guerra, o Land Rover 4×4, tem sido um sucesso mundial, vendendo muito mais do que os carros de luxo habituais da marca Rover. O Land Rover foi projectado para ser acessível, simples de fabricar e adequado para trabalhos pesados em áreas rurais: era um veículo básico, com o mínimo de conforto. Nos primeiros veículos, a lona, os bancos e as portas dos passageiros eram opcionais.

 

1949

Desde o início, a Rover entendeu que existia um mercado para um Land Rover mais confortável e mais civilizado: o Land Rover Série I Station Wagon foi lançado, com uma estrutura de madeira construída pela Tickford, com capacidade para sete lugares, um tapete no piso, aquecimento, um pára-brisa de vidro único e outras comodidades, mas o fabrico artesanal mantinha os preços altos, de modo que menos de 700 unidades foram construídas antes da produção ter terminado em 1951.

 

1954

A Land Rover lançou o Série I 107 (devido à distância entre eixos de 107 polegadas). Esta nova versão é muito mais eficiente, mas bastante simples e desconfortável, destinada mais para o uso profissional individual de um veículo todo-o-terreno do que para um utilizador mais exigente com o conforto de um automóvel 4×4.

A versão Station Wagon 107 foi baseado na variante comercial do Land Rover, com bancos adaptados ao espaço de carga e janelas cortadas nas laterais. Embora disponível com iluminação interna, aquecimento, fechaduras nas portas, tapetes e bancos melhorados, a Station Wagon 107 manteve uma suspensão sólida, eficiente, mas muito dura o que lhe dava um comportamento e estabilidade mais característicos de um veículo comercial do que de passageiros.

No final da década de 1950, a Rover percebeu que tinha espaço para um veículo que poderia combinar a tenacidade do Land Rover com o conforto de um Rover.

 

1958

Os primeiros protótipos “Road Rovers” foram construídos com um chassis próprio, eixos da Land Rover e com uma carroçaria de automóvel de turismo.

O Road Rover visava mercados como a África e a Austrália, onde os passageiros enfrentam longas jornadas em estradas não pavimentadas, onde a tracção às quatro rodas com uma suspensão simultaneamente firme e confortável era uma vantagem.

 

 

 

1960

A Rover conhece através do mercado norte americano a nova evolução dos veículos utilitários, conhecidos como SUV (Sport Utility Vehicle).

Os SUVs como o International Harvester Scout e o Ford Bronco, ofereciam um compromisso bem-sucedido entre conforto e capacidade off-road, como conhecemos nos Land Rovers actuais.

O Jeep Wagoneer provou a validade deste tipo de veículo. O elemento final do que se tornaria o conceito Range Rover foi fornecido pelo presidente da Rover USA que, frustrado pela ausência de um veículo britânico capaz de competir com os novos SUVs americanos, pediu à Rover para lhe fabricarem um Land Rover Série II 88 equipado com um motor Buick V8, motor este que trazia um desempenho em estrada muito melhor do que todos os Land Rovers fabricados até então.

 

1967

A Rover, reconhecendo o surgimento desse novo mercado de lazer dos passeios todo-o-terreno, encarregou então o engenheiro Charles Spencer King de iniciar o programa Station Wagon de 100 polegadas entre eixos, para desenvolver um carro capaz de enfrentar a concorrência.

King definiu rapidamente o layout básico do novo veículo, sabendo que em viagens longas, apenas as molas helicoidais poderiam combinar o conforto dos carros de luxo com o sólido Land Rover todo-o-terreno. Spencer King também estava convencido de que a tracção permanente às quatro rodas era necessária, por razões de eficiência, mas também para absorver a energia desenvolvida pelo motor V8.

Isso exigiu o desenvolvimento de um sistema de transmissão totalmente novo, mas a Rover poderia dividir os custos de desenvolvimento entre o projecto SW 100 polegadas e o projecto 101 Forward Control.

Com a montagem pela Rover do motor de liga leve Buick V8, tinha encontrado o motor ideal para o novo 4×4, que além de potente, era leve e robusto. Várias alterações ao projecto foram feitas para a montagem no Range Rover, com carburadores capazes de alimentar o motor durante um arranque em força, se necessário.

 

1968

A Land Rover passa a pertencer ao grupo British Leyland Motor Company.

 

1970

O veículo final, lançado com uma carroçaria concebida mais pela equipa de engenheiros do que pelo departamento de estilo de David Bache, foi comercializado como “um carro para todos os motivos e todas as razões”.

Na sua forma original, o Range Rover tinha melhores recursos off-road do que os Land Rover, mas acima de tudo era muito mais confortável, oferecendo uma velocidade máxima de 160 km / h, uma capacidade de reboque de 3,5 toneladas, um espaço para cinco pessoas e recursos inovadores, como uma caixa de quatro velocidades de duas engrenagens, uma transmissão permanente com tracção às quatro rodas e travões de disco nas quatro rodas.

 

 

 

Tal como acontece com outros Land Rovers, a maioria dos painéis da carroçaria no Range Rover é feita em liga de alumínio leve, com excepção da porta traseira de duas partes e do capot (mas este último também foi feito em alumínio nos primeiros modelos).

Além de algumas pequenas mudanças estéticas, a carroçaria mudou muito pouco durante a primeira década, no entanto, enquanto os Land Rovers anteriores tinham painéis de carroçaria laminados numa única folha de alumínio, os do Range Rover eram feitos de chapa de alumínio fixada a uma armação de segurança em aço, de acordo com um método totalmente novo aplicado com sucesso nos Rover P6. Isto permitiu que o Range Rover fosse estruturalmente mais sólido, mantendo as qualidades de leveza e resistência à corrosão do alumínio.

Enquanto a estrutura de aço foi projectada pela equipe de engenharia, era esperado que o estilista da Rover, David Bache, fornecesse o design dos painéis exteriores para os veículos de produção. Para os protótipos, os engenheiros projectaram seus próprios painéis de carroçaria de maneira funcional, simplesmente para proteger os ocupantes e permitir que os veículos fossem conduzidos legalmente na estrada durante os testes. Mas o corte dos painéis e o design do protótipo foram considerados tão bons que Bache se contentou em modificar detalhes como a grelha frontal e a localização das luzes dianteiras.

Os primeiros veículos saídos da linha de montagem, distinguiam-se pelos seus pilares traseiros desprovidos do revestimento em vinil, que seria adoptado um pouco mais tarde.

 

1981

Uma das primeiras grandes mudanças, foi a introdução de uma carroçaria de quatro portas. Até então, o Range Rover tinha apenas duas portas, dificultando o acesso aos bancos traseiros. Essas portas também eram muito pesadas e volumosas. Várias empresas tinham soluções para modelos de quatro portas no final dos anos 70, uma das quais, o estilista Monteverdi, foi seguido de perto quando a Land Rover lançou o seu próprio modelo de quatro portas.

Esta versão de quatro portas foi bem recebida pelo público, a ponto de, a partir de 1984, a carroçaria de duas portas não ser mais comercializada no Reino Unido, embora produzida para exportação até Janeiro de 1994, principalmente para o mercado francês.

1984/1985

A primeira actualização, com acabamento em couro e uma transmissão automática como opção, seguido em 1985 por um rejuvenescimento do painel de instrumentos e novos fechos para as portas com incrustações de madeira no interior.

1986

A Land Rover passa a integrar o Rover Group.

A frente do Range Rover foi revista. Uma nova grelha em material sintético com barras horizontais e com aberturas para faróis de nevoeiro opcionais. As muletas das portas foram redesenhadas e a base dos bancos dianteiros rebaixada, em detrimento do conforto dos passageiros traseiros, mas melhorando consideravelmente o conforto dianteiro para pessoas de elevada estatura.

Outras mudanças incluíram as janelas, a porta traseira e o capot, mas nada no design geral. As dobradiças das portas e do capot ficaram invisíveis e a tampa do depósito de combustível ficou escondida atrás de uma pequena porta com abertura do interior do veículo.

O Range Rover rompeu com os Land Rover do seu tempo pela montagem de molas helicoidais no lugar das habituais lâminas. Devido ao seu peso, também dispunha de travões de disco às quatro rodas. Originalmente, não havia direcção hidráulica, foi montada alguns anos depois. O chassis Range Rover foi inicialmente sujeito a vários testes de estabilidade. Por esse motivo, em 1980 a suspensão foi rebaixada em 20 mm e posteriormente foram montadas barras estabilizadoras.

 

 

 

1992

A suspensão pneumática foi introduzida no final do ano, para os modelos topo de gama.

A maioria dos Range Rover tinham uma distância entre eixos de 100 polegadas, no entanto, neste ano, apareceu um modelo mais luxuoso, com o nome de LSE no Reino Unido e o County LWB (longa distância entre eixos) nos Estados Unidos, fornecendo aos passageiros traseiros um espaço para as pernas até então desconhecido nos modelos de distância entre eixos de 100 polegadas. Estes novos modelos longos tinham uma distância entre eixos de 108 polegadas (2,74 m) e um motor de 4,2 litros a gasolina.

O chassi do Range Rover de 100 polegadas tornou-se a base do Land Rover Discovery, lançado em 1989.

 

 A evolução dos motores

Originalmente, o Range Rover era equipado com uma versão do motor Rover de 135 CV (101 kW), derivado do Buick V8s. O motor de 3.528 cc (3,5 litros) viu a sua cilindrada ser aumentada para 3.947 cc (3,9 litros) no ano modelo de 1990 e para 4.197 cc (4,2 litros) em 1992

Os motores a gasolina Range Rover foram equipados com carburadores, substituídos em 1986 por um sistema electrónico de injecção de combustível da Lucas, proporcionando melhor desempenho e economia de combustível. O sistema de injecção Lucas continuou a evoluir nos anos seguintes, culminando em 1990-1995 com o sistema Lucas 14CUX. Alguns mercados de exportação mantiveram os carburadores, mas as unidades originais fabricadas pela Zenith / Stromberg foram substituídas pelas unidades da Skinners Union (SU).

A partir de 1979, a Land Rover colaborou com a Perkins no projecto Iceberg, com o objectivo de desenvolver uma versão diesel do motor V8 de 3,5 litros no Range Rover. Os estudos foram realizados em paralelo nas versões aspiradas e nas versões turbo, mas os blocos de motor em liga leve não resistiram às pressões do turbo com combustível diesel. O projecto foi, portanto, abandonado. Os esforços para fortalecer o motor Rover V8 para trabalhar a diesel não foram completamente abandonados e resultaram na instalação da versão a gasolina de 4,2 litros com a cambota desenvolvida no projecto Iceberg.

Devido ao fracasso do Iceberg, só em 1986 é que o primeiro Range Rover equipado com motor a diesel saiu de fábrica, a escolha recaiu sobre o motor VM diesel de origem italiana com 4 cilindros em linha de 2.393 cm3 (2, 4 litros), um modelo distribuído no mercado europeu sob o nome de Turbo D5, que foi aumentado para 2.499 cc (2,5 litros) em 1989.

Os motores VM eram os motores a diesel mais avançados do seu tempo, mas não foram bem recebidos pela imprensa britânica, que sempre teve a tendência para comparar seu desempenho com os modelos a gasolina V8. Para combater essas críticas, a Land Rover usou um Range Rover Turbo D para bater vários recordes de velocidade e resistência na categoria de veículos a diesel, em 1987, realizou um teste contínuo de 24 horas a mais de 160 km / hora concluído com enorme sucesso. O motor diesel da VM finalmente, em 1992 deu lugar ao motor turbo diesel Land Rover 200Tdi e ao 300Tdi no final de 1994.

 

 

A Transmissão ao longo do tempo

O Range Rover Classic tem tracção permanente às quatro rodas com diferencial central, ao contrário da possibilidade de comutar a tracção traseira em tracção às quatro rodas do Land Rover Series. Originalmente, a única caixa de velocidades disponível era uma unidade manual de quatro velocidades, depois em 1977, apareceu como opção o overdrive Fairey.

Em 1982 aparece como opção, uma transmissão automática de três velocidades Chrysler Torque Flite, substituída em 1985, por uma caixa de velocidades ZF de quatro velocidades, acoplada a uma caixa de transferências LT2308.

A outra grande actualização ao longo da brilhante carreira do Range Rover, foi, no ano de 1983, com a mudança da transmissão manual de quatro velocidades LT95, com caixa de transferências, para a caixa de cinco velocidades LT77 acompanhada da caixa de transferências LT230 em separado.

O primeiro Range Rover lançado foi lançado em 17 de Junho de 1970, este ano comemora 50 anos duma vida cheia de sucessos.

Luis Salgueiro – Clube Land Rover de Portugal

Referências

  1. Official Land Rover documentation collections for both 1970-1985 (LHP1, v1.1) and 1986-1994 (LHP2, v1.1).
  2. Land Rover History 1973 da Land Rover Monthly
  3. Land Rover History 1977 da Land Rover Monthly
  4. Land Rover History 1979 da Land Rover Monthly
  5. Land Rover History 1984 da Land Rover Monthly
  6. Land Rover History 1989 da Land Rover Monthly
  7. Allison, L., «Range Rover I (1970-1995)»
  8. Smith, Benjamin, «How to Identify A Range Rover»
  9. Cutting, Andrew, «Buying a Range Rover Classic model year 1984-1995»
  10. Methuen, P et I M Coomber, Range Rover Service and Repair Manual, Haynes Publishing
  11. Ford Motor Company, Land Rover North American Historical Landmarks 

 

  • Junho 17, 2020

    Excelente artigo.
    Sinto-me privilegiado por ter trabalhado em 3 modelos do Range Rover – tudo gracas ao lancamento do primeiro modelo em 1970.

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