Vidigueira NAV09 2009
|
No fim-de-semana de 23 a 25 Outubro decorreu mais um passeio do Clube Land Rover de Portugal na Vidigueira, revisitando as terras do grande lago, Alqueva.
O Alentejo já não é o que era, pois agora, para além das bonitas paisagens, boa comida, excelentes vinhos e hospitalidade, também tem passeios de barco no Alqueva.
As actividades começaram logo na Sexta-feira à noite, com uma prova de navegação nocturna. Foi montado um “pirilampo amarelo” no cimo de um monte e os participantes tinham que lá ir ter. Depois de algumas voltas aos montes circundantes, debaixo de um céu estrelado. O Luís Santos e a sua experimentada navegadora Ana, foram os primeiros a chegar.
A noite acabou já tarde, com todos os participantes, mesmo os mais retardatários, em plena serra a beber um reconfortante cacau quente, comer uns bolinhos típicos, a apreciar as estrelas cadentes e a formular os seus desejos secretos..
O Sábado acordou solarengo e quente, após as chuvas dos dias anteriores. O primeiro objectivo do dia era a Marina da Amieira, onde nos esperava um barco e o almoço. O percurso estava sem pó e os Land Rover tiveram que superar subidas, descidas e sobretudo usufruir da paisagem.
Na Marina da Amieira lá estava o barco, para levar a caravana por um passeio pela albufeira do Alqueva. Um excelente momento para confraternizar e apreciar a maior bacia hidrográfica da Europa. Seguiu-se o almoço no restaurante panorâmico da marina, onde a boa comida e bebida alentejana foram apreciadas por todos.
Após o almoço seguiu-se um percurso rolante e escorregadio a acompanhar o lago, uma delícia para os amantes da condução TT de velocidade, fazendo-se depois a ligação aos corta-fogos, por entre propriedades, onde se puderam apreciar gamos (chamados de “veados” por todos) e porcos “arraçados” de javalis, segundo alguns mais entendidos.
No Alentejo também há corta-fogos e foi a vez dos mais experientes fazerem os “sobe-e-desce” com bastante inclinação. Havia uma parte mais complicada, onde a uma descida pronunciada, era acrescentada uma inclinação lateral, pelo que foi bonito ver os condutores a controlar a traseira dos seus Land Rover, que queria passar para a frente. Um momento de convívio muito bom, com uma excelente temperatura, onde os mais experimentados puderam praticar a condução TT e os outros ver como se fazia
Depois das emoções mais fortes, chegou o momento cultural, com uma visita ao Convento do Carmo, antiga Igreja de S. Francisco, onde ficamos a saber que, apesar de duas trasladações das ossadas de Vasco da Gama e outras histórias interessantes do convento, os habitantes da Vidigueira são conhecidos por “Vidiguenses-larga-o-osso”, pois há quem defenda que os ossos de Vasco da Gama ainda se encontram por lá.
Depois de um dia muito preenchido e um banho relaxante, seguiu-se o jantar onde, a acompanhar as entradas, actuou o Grupo Coral “Os Vindimadores”, com os seus cantares alentejanos.
As migas com entrecosto foram muito apreciadas e mais alegres ficaram as felizardas que foram contempladas com os três relógios Timex Expedition WS4, de inspiração Land Rover.
O dia tinha sido longo, quase 100 km e era tempo de descanso, depois da projecção das fotografias do dia em ecrã gigante, onde surgiu a piada do dia: “a caravana tinha cumprido o horário, graças ao patrocínio da Timex”.
O programa de Domingo foi mais ligeiro, privilegiando o convívio e a paisagem, apesar de alguma lama. Foram 45 km de ligação entre a Vidigueira e o Alvito. Tempo para parar junto à albufeira, beber um café, comer um bolinho, conversar e combinar próximos encontros
O almoço de encerramento foi na Pousada do Alvito, onde pudemos visitar a “Suite Real” e a cozinha alentejana esteve novamente em destaque, a par de uma deliciosa mesa de sobremesas.
Veja o álbum fotográfico completo:
VidigueiraNAV09