Clube

A nossa história

Em finais de 1990, três entusiastas Land Rover (Carlos Duarte, Horácio Coelho Dias e Mário Machado da Graça) que se tinham conhecido na “Land Rover Rota Histórica”, o primeiro passeio monomarca realizado em Portugal, decidiram-se pela formação do Clube Land Rover de Portugal, como congénere de outros clubes afetos à marca espalhados pelo mundo. O Clube veio a constituir-se oficialmente em Março de 1991 e teve a sua primeira sede num pequeno espaço cedido pelo Clube Todo-o-terreno, situado numas antigas cavalariças pertencentes à Câmara Municipal de Lisboa localizadas na Ameixoeira. Logo nesse ano organizou o seu 1º Passeio na região de Leiria, contando com mais de 50 viaturas.

A sede do clube manter-se-ia neste local durante cerca de cinco anos, antes de passar para a Rua do Telhal em Lisboa até ao início dos anos dois mil, altura em que se mudou para a vila de Sintra, local onde haveria de permanecer até final de dois mil e quinze, marcando uma relação profunda entre o clube e esta idílica localidade.

O número de sócios cresceu rapidamente e no ano seguinte, ainda na zona de Leiria e Figueira da Foz, o Clube organizou conjuntamente com o Clube Todo-o-Terreno, a Rota dos Castelos na Figueira da Foz, que contou com várias dezenas de participantes e a presença de cerca de dez viaturas vindas expressamente da Holanda.

Nos anos seguintes, face ao número crescente de sócios que já atingia então a ordem das centenas, o Clube manteve o figurino de um grande evento anual, ao mesmo tempo que foi diversificando as suas iniciativas e a sua estrutura.Foi então que nasceram os núcleos regionais do Clube, nomeadamente no Porto, nas Caldas da Rainha e em Coimbra.

Simultaneamente foi criado um evento destinado exclusivamente aos Land Rovers mais antigos (os veteranos), e foram realizados pela primeira vez em Portugal alguns eventos relacionados com a protecção da natureza, atravé da limpeza de caminhos e aceiros e a replantação de árvores em áreas afectadas pelos incêndios.

A partir de 1995, modificou-se a estrutura dos Passeios: os Veteranos, um Passeio anual e uma série de outros passeios de carácter local realizados pelos núcleos regionais, com a designação de “Por Terras de…”, que permitiam aos participantes descobrir diversas regiões do país até então desconhecidas ou menos exploradas.

Entretanto, o crescimento do Clube continuava a verificar-se de tal modo rápido que em 1996 este atingiu e ultrapassou a barreira dos mil sócios, espalhados um pouco por todo o país e pelo estrangeiro.

Foi neste ano que o Clube decidiu levar as suas actividades além-fronteiras ao promover a primeira grande expedição a Marrocos, a que se seguiram viagens semelhantes a outros destinos do norte de África, nomeadamente a Tunísia, a Líbia e mais recentemente a Mauritânia.

A expansão e consolidação do Clube culminou com uma aventura no meio da imprensa especializada, com a edição da Revista Land Rover, uma das primeiras publicações em Portugal dedicadas exclusivamente a uma marca automóvel. Durante os anos em que foi publicada, a revista foi uma montra das iniciativas levadas a cabo pelo Clube, e um veículo de promoção da própria marca Land Rover em Portugal e do Todo-o-Terreno em geral enquanto modalidade lúdica e desportiva.

Em 2004, e até à edição de 2008 inclusive, o Clube foi um dos membros fundadores e co-organizadores do Encontro Ibérico Land Rover, cuja primeira edição teve lugar na Figueira da Foz reunindo mais de quinhentos Land Rovers vindos de Portugal e de Espanha.

De 2010 em diante, o Clube organizou verdadeiras expedições em território nacional, que levaram os participantes até paragens tão diversas da nossa geografia quanto a Costa e o interior do Alentejo, as Serras da Lousã e da Estrela ou a linha de fronteira entre Portugal e a Galiza.

Em 2012, o Clube levou a marca Land Rover a estar representada pela primeira vez no Caramulo Motorfestival, um evento único em Portugal que reúne anualmente na bonita vila do Caramulo milhares de aficionados dos automóveis clássicos e desportivos.

Em 2016 o Clube celebrou o vigésimo quinto aniversário da sua fundação. Para celebrar esta efeméride tão especial, o Clube levou ao Regimento de Artilharia Anti-Aérea nº 1 de Queluz mais de 1500 pessoas durante um fim de semana repleto de actividades, que terminou com um jantar comemorativo realizado na Adega Regional de Colares. Durante o jantar foram agraciados os sócios fundadores do Clube Carlos Duarte e Horácio Dias, e outros que contribuíram para a sua fundação e crescimento.

Entre 2019 e 2021, o Clube organizou o evento Norte-Sul, levando os participantes a atravessar Portugal de um extremo ao outro, em jornadas de longa distância, abrindo o leque das suas organizações a outros públicos mais interessados pelo aspectos turísticos da viagem.

Em 2021 o Clube celebrou trinta anos de existência, tornando-se assim num dos clubes monomarca há mais tempo em actividade contínua no nosso país.

No final de 2023, o Clube voltou às suas raízes ao associar-se ao Clube Escape Livre para celebrar o 75º aniversário da marca Land Rover. Numa organização conjunta, os dois clubes levaram a cabo o evento “75 Land Rover 75” que decorreu nas serras da Gardunha e da Estrela, e onde estiveram presentes 75 Land Rovers vindos de todo o país.

CÓDIGO DE CONDUTA – CLUBE LAND ROVER DE PORTUGAL

O(s) meus(s) Land Rover(s)

Partilhe as fotografias ou a preparação do seu Land Rover.
Envie-nos para omeulandrover@clubelandrover.pt que nós publicamos.

Land Rover Série IIA

De Carlos Camacho – Reconstrução total