40 Anos do Range Rover – Gaydon, Inglaterra 2010

40 Anos do Range Rover – Gaydon, Inglaterra 2010

Em Junho de 1970, depois de 4 anos de testes e desenvolvimento, era apresentado em Inglaterra o Range Rover. Com o seu lançamento, e sem que talvez os seus criadores o conseguissem antever, aparecia então, um novo conceito automóvel que viria a mudar para sempre o panorama da indústria, particularmente no segmento dos veículos 4X4. À data do seu lançamento, este modelo reunia características técnicas únicas, que ainda hoje só é possível encontrar em certos veículos de luxo. O motor de oito cilindros a gasolina, a suspensão de molas helicoidais ou o sistema de regulação automática de altura da carroçaria eram apenas algumas delas, o que conjugado com um excelente desempenho em todo-terreno e um conforto digno de um carro de turismo, faziam deste um automóvel único no mercado. Era o “carro para todas as ocasiões” como anunciava a própria Land Rover nos primeiros folhetos promocionais do novo modelo.
Com o passar dos anos, o Range Rover foi evoluindo em termos de conforto e comportamento, até se tornar no líder incontestado dos todo-terreno de luxo, estatuto que ainda hoje conserva. Registe-se ainda que este foi até à data, o único automóvel a ter o privilégio de ser exposto no museu do Louvre em Paris, por ter sido considerado como uma obra de “arte automóvel”.

Para celebrar a carreira deste veículo mítico, tiveram lugar no fim de semana de 1 e 2 de Maio, no complexo do “Motor Heritage Center” – Centro da Indústria Automóvel – em Gaydon, Inglaterra, as comemorações dos quarenta anos do Range Rover, com um conjunto de desfiles, exposições e iniciativas organizadas pelos vários clubes e associações que contam com o apoio oficial da própria Land Rover.
Como verdadeiro aficionado deste modelo, esta era uma oportunidade a não perder, e por isso surgiu naturalmente a ideia de estar presente em representação de Portugal, e de preferência possível ao volante do meu próprio Range Rover.
Conforme planeado, saimos das Avelãs de Ambom na 5ª feira, dia 29 de Abril, bem cedo, em direcção ao nosso fim-de-semana que se esperava fosse de sonho. Depois de cerca de 1200 Kms percorridos e quase trinta horas de viagem, das quais vinte a bordo do “Ferry-Boat” entre Santander até Plymouth, chegámos finalmente ao “Heritage Motor Center” de Gaydon. Desde logo, uma nota para a forma amável como fomos recebidos pelos responsáveis do Clube “Range Rover Register” – organizador das comemorações – ainda surpreendidos pela nossa façanha e por sermos os únicos representantes Lusos no evento

Cumpridas as formalidades iniciais, tivemos a oportunidade de visitar de imediato o museu automóvel que reúne num espaço amplo, moderno e magnificamente arranjado, várias centenas de automóveis de todas as marcas Inglesas e de todas as épocas, desde o fim do século dezanove até aos nossos dias. Claro está que a Land Rover não podia deixar de estar representada, tendo em exposição vários modelos que ilustram a evolução da marca ao longo da sua história, como são os casos do primeiro Land Rover série 1 de 1948 ou o último Range Rover Classic produzido em Fevereiro de 1996.

Finda a visita, foi tempo de nos juntarmos aos restantes veículos da marca que iriam estar em exposição durante o fim-de-semana no espaço reservado exclusivamente ao clube, desde os raríssimos protótipos VELAR e os exemplares de pré-produção de 1970, até aos modelos da última geração do modelo, mas todos impecavelmente preparados e mantidos, o que nos fez sentir que estávamos realmente entre os “eleitos”, tal era a exclusividade e qualidade dos veículos expostos.
Nas diversas áreas do recinto exterior ao museu, havia lugar para uma exposição de vários exemplares únicos do modelo, como eram os casos de um Classic LSE de 1995 pertencente à Rainha Mãe de Inglaterra ou do projecto “Bullit” que em 1987 bateu vários recordes de velocidade para veículos equipados com motor Diesel

Num evento tão especial como este, a Land Rover estava fortemente representada a nível oficial por uma série de veículos históricos rigorosamente conservados e por uma equipa da Land Rover Experience, que montou um centro de obstáculos onde os actuais modelos da marca eram postos à prova por instrutores profissionais, que demonstravam todas as magnificas qualidades técnicas dos veículos. O fim-de-semana chegava rapidamente ao fim, pois na manhã de Domingo havia que iniciar a viagem de regresso a Portugal, mas antes, houve tempo ainda para acompanhar a chegada do desfile de Range Rovers históricos que tinha saído da fábrica em Solihull em direcção a Gaydon onde se concentravam já vários milhares de aficionados da marca

No momento da partida deixávamos para trás um fim-de-semana memorável por termos participado num evento tão especial, mas para nós esta viagem tinha ainda outro significado especial de carácter social que sensibilizou todos quantos connosco contactaram. Com ela tínhamos dado mais uma contribuição para que a Associação para a Promoção Social Cultural e Ambiental de Avelãs de Ambom possa continuar o projecto de construção do Centro de Dia para as pessoas mais necessitadas da aldeia.
De regresso a Portugal, chegamos com experiências únicas para recordar e com a enorme satisfação de termos alcançado o nosso objectivo de tornarmos o nosso mundo um pouco mais solidário!

Leia o Diário de Viagem

…e veja o Álbum Fotográfico completo:
RangeRover40Anos2010

DEIXE UM COMENTÁRIO