Caramulo Motorfestival 2013

Caramulo Motorfestival 2013

Pelo segundo ano consecutivo o Clube Land Rover de Portugal associou-se ao Museu do Caramulo e participou no já mítico Caramulo Motorfestival, o maior evento de automóveis clássicos e desportivos realizado em Portugal.

Localizado na Vila do Caramulo, o Motorfestival voltou a trazer a adrenalina da histórica Rampa do Caramulo, quer na vertente competitiva quer na vertente lúdica. A par da rampa, o CLRP decidiu este ano introduzir duas novidades no programa proposto aos sócios presentes: um passeio TT livre na serra e uma pista de obstáculos para os sócios se divertirem, fosse nos seus próprios veículos, ou nos novíssimos Range Rover e Range Rover Evoque, colocados à disposição dos interessados pela Land Rover.

O passeio TT pela Serra prometia mas o ambiente local tinha sido pintado de negro com os recentes fogos florestais que assolaram o país e que nos tornaram mais pobres, daí que as vistas reflectissem o triste cenário.

O dia começou com um nevoeiro a circundar a base da serra mas depressa se dissipou e pelas 10 horas já a caravana Land Rover estava reunida no sopé, pronta a subir ao Caramulo. A caravana que incluía desde os Séries até aos Evoque fizeram a subida em ritmo de passeio, como quem aprecia a paisagem até chegar ao local do encontro onde o CLRP tinha o seu stand e onde os sócios podiam beber um café e conversar em linguagem “Land Rover”.

Em homenagem àqueles que combateram os fogos na Serra do Caramulo, os sócios presentes fizeram a oferta de água e leite aos Bombeiros Voluntários de Campo de Besteiros, uma das corporações que mais se empenhou no combate às chamas e cujo segundo comandante ali presente recebeu de bom grado.

A esta hora já o Motorfestival seguia a todo o gás com a rampa ocupada pelas provas e com inúmero público a deambular de stand em stand com os diversos clubes a expor os seus artigos, o museu a mostrar as suas relíquias, a feira de automobilia a captar os interessados, e as tasquinhas a venderem bebidas e saborosas sandes de leitão, pois que o dia seguia quente. Ali ao lado, a pista de obstáculos era invadida pelos Land Rover sob o olhar curioso do muito público presente, que votava se este ou aquele veículos ficariam atascados (nenhum ficou, diga-se, ou não se tratasse de Land Rovers conduzidos por mãos experientes).

Imensa curiosidade despertou o novo Range Rover que com classe e mestria ultrapassou todos os obstáculos que lhe colocaram à frente.

Igual espanto despertou o pequeno Defender chamado a guinchar o enorme camião dos Bombeiros que tinha vindo para molhar a pista e que acabou enterrado.

Cerca das 17 horas era hora dos sócios presentes fazerem eles próprios a rampa do Caramulo, e testarem as suas máquinas num ambiente mais desportivo, no que não se fizeram rogados.

Terminava assim um excelente dia de convívio entre os sócios do Clube e aficionados dos automóveis em geral, reforçado por um sentimento de termos ajudado os nossos Bombeiros por pouco que seja e de termos (re)encontrado os nossos sócios, ficando a promessa de para o ano voltarmos e em força.

RUI TEIXEIRA

Veja as fotos deste evento:
Caramulo Motorfestival 2013

DEIXE UM COMENTÁRIO