Concentração Land Rover | Caramulo Motorfestival 2012

É sob o verde abraço da frondosa vegetação da serra do Caramulo que desde há vários anos se realiza em Portugal um dos eventos que mais aficionados dos automóveis junta num só fim-de-semana, e que rivaliza já em dimensão e carisma com outros eventos do género realizados por essa Europa fora.
Este ano o Caramulo Motorfestival trouxe, como é hábito, ao Caramulo um grande número de veículos de marcas míticas como a Porsche, Ferrari, Mercedes, Lotus, Triumph, Harley Davidson e, pela primeira vez, a “nossa” Land Rover.

A marca do “Green Oval” esteve muito bem representada pelo Clube Land Rover Portugal e pelos seus sócios que, respondendo ao convite formulado pelos organizadores do evento, trouxeram um leque variado e valioso de veículos, composto por vários Séries, um Stage 1 V8 magnificamente recuperado, um sempre espectacular 101 Forward Control, e vários Defenders, Discoveries e Range Rovers de diferentes épocas.
E para dar um toque de modernidade, o grupo contava ainda com um novíssimo Range Rover Evoque, gentilmente cedido pela Auto-Sueco Automóveis, naquela que foi a primeira iniciativa realizada ao abrigo do protocolo recentemente celebrado entre ambas as partes.

O CLRP fez-se representar no Sábado, dia 8, altura em que, logo pela manhã, uma longa caravana de LR´s e suas bem dispostas tripulações, partiram de Tondela para fazer a viagem até ao Caramulo onde parquearam num espaço reservado com vista privilegiada sobre o local do evento, com os veículos a fazerem furor e a despertar a curiosidade geral. Da parte do público foi grande o interesse, quer pelos modelos mais clássicos, quer pelo Evoque que abrilhantava a tenda do Clube e que ali se exibia em todo o seu esplendor.
Na tenda, os sócios – os antigos e os novos – espreitavam com curiosidade o “merchandising” do clube e esclareciam dúvidas, enquanto eram oferecidas T-shits do evento a quem tinha feito a sua inscrição na caravana e cafés a quem quisesse, num ambiente de sã confraternização.

O cenário era perfeito: bólides de todas as espécies, com quatro e duas rodas, faziam as delícias dos muitos milhares de pessoas que por ali passavam, enquanto os participantes inscritos nas diversas categorias faziam a mítica rampa do Caramulo. Entre estes merecia especial destaque o camião conduzido pela Elisabete Jacinto, verdadeiro “monstro” que trouxe até nós um “cheirinho” do mítico Dakar.

Numa atmosfera descontraída, o público deambulava de stand em stand, de carro em carro, enquanto as máquinas fotográficas capturam cada momento.
Tarde fora o CLRP proporcionou ainda um mini-passeio fora de estrada pelo topo da Serra do Caramulo, coisa “soft” mas com paisagens fantásticas, a apelar a muita concentração na leitura das notas e a muito espírito de entreajuda.
O final do dia viu o cortejo histórico na rampa do Caramulo com os participantes a vibrarem por fazerem, também eles, parte do evento.

No final, o Clube Land Rover fez oferta ao director do evento Tiago Patrício Gouveia de um quadro comemorativo da sua presença neste fim-de-semana fantástico.
Bem-haja ao Caramulo Motorfestival e até para o ano.
RUI TEIXEIRA | JOSÉ ALMEIDA

Veja o álbum fotográfico completo da concentração LR no Motorfestival:
CaramuloMotorFestival2012