Conhece o Luís Salgueiro?

Conhece o Luís Salgueiro?

Uma vida cheia e sempre com uma ligação enorme aos automóveis e a tudo o que os rodeia, Luís Salgueiro é membro da Direção do Clube Land Rover de Portugal e uma peça fundamental no dia a dia da nossa agremiação. Esta vida nos automóveis começou no início dos anos 80, com um grupo de amigos, alguns já desaparecidos, pelos campeonatos de velocidade de iniciados e com alguns ralis à mistura. Com muita carolice, e com a ajuda de muitos amigos, tratou de preparar um Fiat 128 G2 para fazer os iniciados de velocidade zona sul e alguns ralis de iniciados no ano de 1982. A partir daí, já “licenciado” passou para o lugar do lado direito, tendo realizado vários ralis do campeonato nacional ininterruptamente, até ao ano de 1990.Desde 1980, estando profissionalmente ligado à Filial da marca Citroen, em Portugal, já colaborava em parte-time na parte da logística e organização nas participações oficiais da equipa Citroen e nos seus troféus, até ao último Challenge C2 em 2008. Passou posteriormente por várias equipas ligadas aos ralis em Portugal, exercendo cargos de coordenação e direção de equipa. Aqui fica o registo da nossa conversa com o Luís Salgueiro.

CLRP – Podes nos contar um pouco como chegaste até ao Clube Land Rover de Portugal?

LS – Tudo começou em 2011, quando o Presidente Frederico Gomes, nos convidou para um passeio denominado Travessia Lousã-Estrela. Daí até comprar um Range Rover Classic, foi um pulinho e começar a participar nos passeios organizados pelo CLRP.

CLRP – Qual o segredo da motivação para continuares no clube após 10 anos de direção?

LS – Acima de tudo a amizade e o companheirismo com os outros membros da Direção, o espírito de equipa a dedicação ao Clube, aos seus sócios e familiares.

CLRP – Quais são as tuas principais responsabilidades como vice-Presidente e responsável pelo secretariado do clube?

LS – Como vice-presidente é colaborar ativamente com a equipa, ajudar e aconselhar o Presidente a encontrar as melhores soluções na “governance” do CLRP. O secretariado é uma das nossas portas de comunicação profissional com o exterior, para lá dos canais digitais, é pelo secretariado que são filtradas e encaminhadas todas as comunicações para os respetivos pelouros do CLRP.

CLRP – Como é o processo de obtenção das autorizações junto das câmaras municipais e autoridades? Quais são os maiores desafios?

LS – Nos dias de hoje, a nossa atividade lúdica de passeios na natureza em viaturas Land Rover, tem que obrigatoriamente, fazer cumprir escrupulosamente o nosso Código de Conduta, pelos participantes nos nossos passeios, o CLRP tem que estar de acordo com a evolução da legislação especifica para os nossos eventos, passando pela autorização das camaras municipais da zona onde se desenrolam os passeios, mas também pelos pareceres das autoridades policiais (GNR e PSP), rodoviárias (Infraestruturas de Portugal) e pela autoridade nacional para a conservação da natureza e da autoridade florestal nacional, mais conhecida como ICNF.

CLRP -Quais foram alguns dos eventos mais memoráveis organizados pelo clube nos últimos anos?

LS – Pessoalmente, sabendo que ainda sou um “jovem” no elenco diretivo do CLRP, um dos eventos que mais me marcou, foi sem dúvida a organização das comemorações dos 25 Anos do CLRP no Regimento de Artilharia Anti-Aérea Nº1 em Queluz, no ano de 2016. Para lá das múltiplas expedições a Marrocos ou Mauritânia, não esquecendo as várias travessias Norte-Sul, no ano passado, o evento comemorativo dos 75 Anos da marca Land Rover, pela sua dimensão com 75 viaturas envolvidas e pelo rigor organizativo, foram sem dúvida uns dos maiores desafios para o nosso Clube, coroado como mais um êxito para todos.

CLRP -Podes descrever o planeamento e a logística por trás de um evento típico do clube?

Tudo começa com a escolha do local de partida e de chegada, seguidamente, passamos à elaboração do percurso, primeiro esboço através do Google Earth, ou a partir de um percurso já conhecido, depois de elaborado o ficheiro .gpx, passamos para o terreno onde verificamos a possível execução do trajeto e as correções a fazer, seja pela dureza do piso, ou pendentes demasiado acentuados, ou pistas demasiado estreitas que podem danificar as pinturas, ou mesmo a travessia de pequenos cursos de água. Depois de fechado o percurso, tratamos dos pedidos de autorizações, junto das autoridades competentes, como já descrevi anteriormente, ponto sempre importante é a escolha do local do almoço picnic, de preferência em local funcional e paisagisticamente atraente, assim como o local do jantar de encerramento da atividade.

Complementarmente, em reunião de direção, são distribuídas as tarefas para os elementos da direção que vão colaborar no passeio, desde a montagem da máquina do café, para o pequeno-almoço e almoço, até aos locais estratégicos que poderão ter alguma dificuldade técnica mais exigente, como a disposição de elementos do Clube dentro da caravana, no sentido de acompanhar e orientar os participantes no que for necessário. Outro momento que requer bastante atenção, são os pedidos de reserva dos restaurantes, as condições de parqueamento, e a validação da respetiva ementa para o jantar, momento de confraternização entre os participantes, onde se partilham as histórias da jornada e onde os responsáveis do Clube, aproveitam para contar um pouco a vida do Clube e os eventos futuros.

CLRP – Como é que o clube se envolve com as comunidades locais e com outros entusiastas da marca Land Rover?

LS – O envolvimento das equipas do Clube com as comunidades locais, começa nos reconhecimentos, onde o simples “bom dia” seguido de um pedido de informação, é o motivo para se começar uma conversa, que por vezes nos revela alguns detalhes sobre as gentes e a região por onde vamos passar e onde muitas vezes encontramos alguns entusiastas da marca Land Rover, que por vezes nos perguntam como podem participar no evento.

CLRP – Que tipo de impacto o clube teve nas comunidades onde organiza eventos?

LS – Para além de eventuais ações solidárias que o Clube por vezes leva a cabo, inseridas nos seus eventos, normalmente, a simples passagem da caravana num determinado percurso, é motivo por si só de movimento no comércio local, seja pelo simples café que se toma, desde o atestar do depósito, passando pelos supermercados onde se compra qualquer coisa para o picnic, o Clube e os seus sócios, deixam sempre uma imagem da sua fugaz presença, para além de ficar sempre a possibilidade de voltar um dia.

CLRP – Quais são os maiores desafios que o clube enfrenta atualmente?

LS – Os maiores desafios, atualmente, são procurar manter a motivação dos sócios na participação dos eventos organizados pelo Clube, seja do ponto de vista económico ou na inovação na descoberta de novos percursos, o que nem sempre é fácil, face às cada vez, maiores dificuldades em encontrar novos percursos, autorizados pelas autoridades. É também desafiante, aumentar as vantagens para os nossos sócios, para lá do cartão de desconto de combustível e das propostas de apólices de seguro mais vantajosas, o Clube estuda a possibilidade de encontrar outros descontos com diversos parceiros, para que os nossos sócios possam usufruir de mais vantagens, de modo que para além do convívio habitual, possam ter mais motivos para continuarem na nossa família.

CLRP – Como é que tu vês o futuro do Clube Land Rover de Portugal nos próximos anos?

LS – O Clube Land Rover de Portugal, sendo organizador e promotor de atividades 4×4 na natureza, tem vindo a ajustar-se em função da evolução dos tempos, antes e pós pandemia. O Clube tem a consciência que o clima económico que se vive no nosso país, nos últimos tempos, tem condicionado fortemente o número de participantes nos nossos eventos, seja ao nível doméstico ou no estrangeiro, mesmo assim, procuramos sempre ir ao encontro dos desejos dos nossos sócios, encontrando novas soluções, por vezes até de forma deficitária para o Clube. Também sabemos que o futuro se apresenta difícil, com o constante aumento dos combustíveis e com a política comunitária de diabolização do automóvel movido a combustível fóssil, pelo que o desafio passa também por cativar novos sócios com novos modelos da marca Land Rover, movidos a energias elétricas ou hibridas.

CLRP – Podes partilhar uma história ou experiência pessoal marcante que tenhas vivido no clube?

LS – Ao longo dos anos, é natural que surjam sempre algumas histórias ligadas aos passeios, vem-me à memoria, um passeio da lama, em que devido ao mau tempo que assolou a região na véspera do passeio, condicionou fortemente a progressão dos participantes, em particular, de uma meia dúzia de viaturas atoladas no terreno lamacento, de tal maneira que a organização se viu obrigada a interromper as operações de resgate para organizar espontaneamente, um serviço de “navetes” para levar os participantes atascados para o restaurante, onde após uma bela refeição, se deu ordem para “retomar os trabalhos” que se deram por terminados por volta das 02H00 da madrugada, com o habitual espírito de entreajuda, boa disposição e colaboração entre todos os sócios, todos regressaram a casa, sãos e salvos.

CLRP – Como é a tua experiência de conduzir uma Land Rover em eventos organizados pelo clube?

LS – É sempre um grande prazer, usufruir da condução fora de estrada de um Land Rover, na companhia dos colegas de direção e dos sócios do nosso Clube, as histórias, o sentido de entreajuda e a cooperação, fazem de cada evento um prazer de condução e convívio da nossa família.

CLRP – Como é o relacionamento do clube com as autoridades locais e câmaras municipais?

De uma maneira generalizada, o relacionamento do CLRP com as autoridades é muito bom, em grande parte fruto da credibilidade granjeada ao longo de mais de 30 anos de leais serviços. Hoje o nome do CLRP é respeitado junto das autoridades a nível nacional e junto das camaras municipais, onde por vezes é destacado como exemplo das boas práticas do todo-o-terreno.

CLRP – Podes nos dar um exemplo de uma parceria de sucesso que o clube tenha estabelecido?

LS – Entre os vários parceiros que o CLRP tem tido ao longo dos anos, sem querer desprestigiar qualquer um deles, gostava de destacar dois: a Sotérmica e a Motormáquina, qualquer um deles, parceiro de longa data, que muito têm contribuído para os sucessos do CLRP, através de patrocínios para os nossos eventos, ou o indispensável apoio técnico.

CLRP – Que conselhos darias a alguém que está a pensar em se tornar socio do Clube Land Rover de Portugal?

LS – Para os que pensam tornarem-se novos sócios do CLRP, digo que venham conhecer uma família que sabe receber e que vos irá proporcionar a descoberta de novos caminhos e destinos do nosso Portugal e não só, sempre ao volante do vosso Land Rover.

CLRP – O que tu gostarias de ver o clube realizar ou alcançar nos próximos 5 anos?

LS – Gostaria muito que o Clube, conseguisse encontrar umas instalações para a implantação da sua sede social, de acordo com aquilo que nós ambicionamos, por esta ou por outra razão, ao fim de mais de 30 anos, ainda não foi possível. Considero nuclear, desenvolver um protocolo com a representação da marca Land Rover para Portugal e/ou com a sua rede de concessionários nacional, de modo a desenvolver novos contactos com novos clientes da marca, hipoteticamente, futuros sócios e dar-lhes a conhecer a beleza dos passeios 4×4 na natureza, além de muitas outras possibilidades, sabendo que o Clube tem o know-how para o fazer, como por exemplo: apoio na apresentação de novos modelos, ações locais desenvolvidas pelos concessionários Land Rover, até passando por cursos de formação de condução 4×4, entre outras.

CLRP – Como a pandemia de COVID-19 que impacto teve nas atividades do clube?

LS – Os anos de 2020 e 2021, foram bastante complicados por todo o mundo em termos sociais, Portugal não foi exceção e as atividades lúdicas quase desapareceram, o nosso Clube, embora reduzindo substancialmente a sua atividade, conseguiu, apesar de tudo, manter a sua atividade e realizar alguns passeios para os seus sócios e familiares poderem respirar na natureza.

LS – Quais adaptações foram necessárias para continuarem durante este período?

CLRP – Há algum tema que tu queiras de partilhar?

LS – Penso que pouco mais haverá a acrescentar, salvo erro, passamos em revista todos os assuntos ligados às atividades do CLRP e dos seus sócios, os seus problemas atuais e a projeção do futuro no curto médio prazo, resta saber para onde esta onda ecologista nos vai levar em relação ao mercado automóvel e como já o disse, dotar o CLRP das ferramentas e do capital humano para procurar acompanhar a evolução dos tempos que aí vêm.

CLRP – Qual é a tua mensagem para os atuais e futuros sócios do clube?

LS – Continuem a fazer parte desta enorme família, o Clube é vosso e sem a vossa participação nos nossos eventos, não existe a razão da nossa existência, compareçam e tragam um amigo, desfrutem de tudo o que a natureza e o convívio entre amigos vos podem oferecer.

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O CLRP orgulha-se de ser sócio da ALRC