Lançamento do livro “Land Rover em Portugal” 2017

Lançamento do livro “Land Rover em Portugal” 2017

Com o apoio do CLRP

Land Rover em Portugal sob a forma de livro

 

O stand do Clube Land Rover de Portugal, no salão MotorClássico 2017, em Lisboa, foi o palco do lançamento do livro “Land Rover em Portugal – A História de um Ícone – Do Series I ao Defender, de Alexandre Coutinho, com fotos de Luís Viegas. O evento contou com a presença de muitos membros do CLRP, entre os quais dois dos fundadores – Horácio Dias e Carlos Duarte – além de participantes na campanha de crowdfunding (financiamento colaborativo) e patrocinadores, que viabilizaram a edição do livro.

“Land Rover em Portugal” é um livro especificamente concebido para comemorar 68 Anos de presença dos Land Rover em Portugal, partindo do desenvolvimento inicial do modelo e do seu criador e focando as séries mais memoráveis, de 1947 à actualidade. Apoiado em conteúdos fornecido pela Land Rover, nomeadamente, fotografias e documentos de arquivo, esta obra assenta, igualmente, numa selecção dos melhores Land Rover Série I, II, IIA, III, 90, 110 e Defender existentes em Portugal, incluindo versões militares.

 

O Land Rover Series I foi o primeiro modelo do que viria a tornar-se uma nova marca no seio da Rover, e foi apresentado pela primeira vez, no Salão Automóvel de Amesterdão, em Abril de 1948. A procura por este tipo de veículos todo-o-terreno no Reino Unido levou os seus criadores, Maurice Wilks e Spencer Wilks a acreditar que um pequeno utilitário agrícola com tracção 4×4 e capacidade para transportar pessoas seria um sucesso de vendas. E, em boa hora o fizeram, pois estavam a criar um dos maiores ícones da história do automóvel. O Land Rover foi concebido com uma simplicidade brilhante para proporcionar capacidades extraordinárias com robustez e durabilidade inigualáveis. A aceitação foi imediata e a produção de 100 unidades por mês não chegou para a procura. Até ao final de Janeiro de 2016, foram produzidos mais de dois milhões de Defender. Foi o veículo produzido em contínuo durante mais anos em todo o mundo e estima-se que 70 a 75% ainda estejam em circulação, entre os quais o primeiro (matrícula HUE 166), carinhosamente apelidado de “Huey”.

 

Trata-se de uma edição de prestígio, limitada a 880 exemplares numerados e a um total de144 páginas, profusamente ilustradas com fotografias de arquivo e actuais. Em função do conceito apresentado e dos conteúdos propostos, o livro Land Rover em Portugal” foi impresso num formato ligeiramente quadrangular (290 cm x 260 cm), em papel couché de gramagem superior (170 g), com capa dura (PVP €30/€25 para os sócios do CLRP).

O livro “Land Rover em Portugal” é editado pela editora Contra a Corrente, vocacionada para os livros de prestígio, de empresa ou de autor. Em 2011, a Contra a Corrente coordenou a edição do livro “F-16 Falcões e Jaguares”, seguindo-se os livros “100 Anos Chevrolet” (edição comemorativa do Centenário da Chevrolet); em 2012, foram publicados os livros “Opel Ampera – Nova era na mobilidade eléctrica”, “A Evolução do Automóvel” e “Mais Alto e Mais Alto – Escalar por uma Causa”; em 2013, foi a vez dos best sellers “TAP Air Portugal” (1ª e 2ª edição), “50 Anos Porsche 911 em Portugal” (em parceria com a Prime Promotions) e “50 Anos Alouette III na Força Aérea”; seguiram-se, entre outros, em 2014, 2015 e 2016, a “A Evolução da Moto”, “Rui Madeira – 25 Anos de Ralis”, “ÓculOs – História da óptica” e “Grupo OMNI – 25 Anos de Operação em Portugal”, a par do lançamento da revista trimestral “Avião” (2015-2016).

 

O livro “Land Rover em Portugal” contou, desde a primeira hora, com o apoio do Clube Land Rover de Portugal, do LandMania Club de Portugal, do Camel Trophy Club Portugal e da ACAP (Associação Automóvel de Portugal), assim como do Museu do Caramulo, da Livraria Ascari e das revistas “Land Portugal” e “Todo Terreno”. Patrocinaram a edição as empresas Auto-Choque, Peças Land Rover, Land Expert 4X4 e Ideias Aventura/Garmin.

O livro chegou a algumas livrarias seleccionadas no início de Maio, mas também pode ser adquirido online, através da editora: livroscontraacorrente@gmail.com 

 

Alexandre Coutinho – Jornalista free lance, 53 anos, é natural de Lisboa, onde completou a Licenciatura e o Mestrado em Comunicação Social. Ao longo de mais de 10 anos esteve ligado ao mundo do todo-o-terreno em Portugal e foi membro do Clube Land Rover, tendo participado, como jornalista ou concorrente, em diversos passeios, provas e expedições: Terrano II Sul-América (1994), 1ª Expedição do Clube Land Rover a Marrocos (1996), Expedição a Marrocos do Clube Nissan 4X4 (1996), Expedição “África sem Limites” Organizações Aventura ao Quénia e Tanzânia (1996), Camel Trophy Tierra del Fuego (1998) e edições Sul, Norte e Centro do Raid Transportugal, entre outras.

Iniciou a sua carreira em 1986, no O Jornal, ingressando em 1988 na Secção de Economia do Expresso, de que foi editor (1998-2000) e onde trabalhou até ao final de 2010. Hoje, é sócio-gerente da editora Contra a Corrente, fundada em 2011. Em 1995, criou as páginas Viagens no Meu Planeta e Volta ao Mundo de Faca e Garfo no portal Janela na Web; e, em 2009, o blogue Vida na Terra, no sítio do Expresso. Além de colaborações em diversas publicações, é autor dos livros “O Mensageiro de Fidel”, “Como se Faz um Presidente”, “Chevrolet em Portugal”, “Microcrédito em Portugal – Uma Nova Oportunidade” (os dois últimos, em co-autoria com Paula Carvalho Silva); “Auto Palace – Um Século de Vida” (em co-autoria com Ana Pinto da Costa); “A Irmandade dos Romeiros” (em co-autoria com Luís Filipe Mota Machado e Pedro Mota Machado). Editou para o Expresso a obra colectiva “50 Lojas com Histórias”. Em 2011, lançou os livros “F-16 Falcões e Jaguares” e “100 Anos Chevrolet” – o primeiro, em co-autoria com os fotógrafos André Garcez e Paulo Mata; e o segundo, em co-autoria com Alda Rocha; no ano seguinte escreve o livro “Opel Ampera – Nova era na mobilidade eléctrica”, com fotos de Luís Viegas; e em 2013, participa como co-autor em três livros: “TAP Air Portugal” (com Alda Rocha e André Garcez), “50 Anos Alouette III na Força Aérea” (igualmente com André Garcez) e “50 Anos Porsche 911 em Portugal” (com Paula Carvalho Silva, Pedro Marreiros e Luís Viegas). Em Novembro de 2015, foi publicado o livro “ÓculOs – História da óptica”, em co-autoria com Alda Rocha e Luís Miguel Viterbo; e em Setembro de 2016, o livro “Grupo OMNI – 25 Anos de Operação em Portugal”.

DEIXE UM COMENTÁRIO