Margem Sul – Motormáquina 2014

Margem Sul – Motormáquina 2014

O longo Inverno despediu-se com um dia solarengo, a prometer já algum calor primaveril e manga curta. De manhã bem cedo, a Ponte 25 de Abril em Lisboa foi atravessada pela maioria dos 50 Land Rovers participantes nesta primeira edição do passeio “Margem Sul – Motormáquina”, organizado pelo Clube Land Rover de Portugal.

Cumprido o obrigatório briefing de segurança e de boas-vindas, foi tempo de sair. À partida da Fonte da Telha, o objectivo matinal da caravana era atingir o Cabo Espichel, num percurso sempre com a sensação de ter o mar por perto. Rumando a Sul, o primeiro desafio foi a sempre bonita Lagoa de Albufeira. Num percurso lento e técnico, progrediu-se junto à lagoa até ao mar. Nalguns sítios onde as autorizações obtidas pelo Clube o permitiam a distância é de pouco metros até à água, e a caravana animava-se pela beleza do percurso.

Deixando a lagoa para trás, o rumo foi em direcção a Sul atravessando pinhais, num terreno arenoso, onde os Land Rovers progridem sem dificuldade. Apesar de se circular numa zona densamente povoada, o percurso evitou ao máximo as povoações, fazendo com que a progressão fosse feita sem se verem casas ou pessoas. Estávamos enfim no habitat natural dos nossos veículos preferidos…

Uma subida a exigir algum empenhamento e a bela paisagem sobre toda a zona da Praia do Meco foram os pontos altos do percurso antes de se chegar ao pinhal onde se realizou o almoço, tipo piquenique, em são convívio.

Houve quem levasse a coisa muito “a sério” e era ver a família inteira na mantinha, com a “pequenada” a comer e beber o tradicional “farnel”. No final, não faltou o desejado café “Nespresso” oferecido pela organização, que se encarregou de garantir que a zona era deixada sem vestígios da passagem de tão numerosa caravana.

De volta ao trajecto, a “sobremesa” do almoço vinha logo a seguir. Os participantes, depois de encherem a vista com uma paisagem deslumbrante sobre o atlântico, circulando pelos trilhos assinalados tiveram que se empenhar bastante para conseguirem vencer os próximos obstáculos. Uns tiveram que voltar atrás para ganhar balanço e/ou meter a mudança certa, alguns foram empurrados, e outros mesmo tiveram que ser guinchados. Uma animação que permitiu o convívio entre os participantes e experimentar novas técnicas de condução.

Vencido este desafio, seguiu-se a parte mais técnica do percurso até ao Cabo Espichel, com secções pedregosas e regueiras profundas, num sobe e desce constante, onde era preciso escolher bem o sítio onde colocar as rodas. Atingido o magnífico Cabo Espichel, era altura de mudar de direcção e rumar a Norte, com a Quinta do Conde como objectivo.

Feita a curta ligação em asfalto, foi tempo de entrar em areia por entre densos e vastos pinhais, passar pela Quinta do Perú e finalmente atingir o destino da tarde. O reagrupamento da caravana foi marcado para um local de rara beleza. Um extenso areal, com declives naturais, onde os Land Rovers puderam testar as suas capacidades mais uma vez.

Numa iniciativa inédita, a organização montou mesas e ali mesmo se fez uma Prova de Vinhos da região da Península de Setúbal, uma gentil oferta da Motormáquina, patrocinadora do evento. Vários moscatéis foram apreciados, assim como os brancos bem frescos que se iam tirando dos frigoríficos, tudo isto acompanhado de uns aperitivos que aconchegaram o estômago. Um final de tarde espectacular muito apreciado pelos participantes, tanto pelo convívio e pelo ambiente, como pela qualidade dos vinhos oferecidos para a degustação.

Posto o Sol, foi bonito ver os 50 Land Rovers em caravana rumo a Penalva, onde o Restaurante Nikita esperava os mais de 130 participantes para servir um bom jantar e encerrar em beleza um dia passado na Margem Sul do Tejo.

E durante a conversa ao jantar ouviam-se comentários elogiosos dos participantes: “um dia muito bem passado”, “paisagens magníficas”, “uma prova de vinhos no campo é uma ideia excelente”, “não sabia que os vinhos da região de Setúbal eram tão bons” ou que “o horário do evento e o jantar às 20:30 com todos os participantes foi excelente”.

Esta primeira edição do passeio Margem Sul – Motormáquina foi um verdadeiro sucesso com a fórmula escolhida a merecer o aplauso geral. Parece que não restará ao Clube Land Rover de Portugal outra alternativa que não seja proporcionar aos seus associados uma segunda edição no próximo ano.
Saúde!

Veja a reportagem fotográfica:
Margem Sul – Motormáquina 2014

DEIXE UM COMENTÁRIO