Passeio de Natal 2012 – Sintra

Para fechar um ano pleno de actividades o Clube Land Rover organizou o já tradicional Jantar de Natal, desta vez na região da magnífica Vila de Sintra, Património Mundial da Humanidade.
Mas já lá vamos, porque antes do jantar havia que percorrer um pequeno percurso pelas redondezas, que se viria a revelar um belo desafio para homens e máquinas. Depois de dias de chuva torrencial que deixavam antever um sem-fim de dificuldades e atrasos no programa, o dia acordou com um sol algo envergonhado mas sem chuva, ideal para a prática do todo-o-terreno turístico.

O tempo convidava por isso a uma bela saída de Sábado à tarde, com os caminhos verdadeiramente “no ponto”, sem pó e com lama “quanto baste” a fazerem crescer os níveis de adrenalina nos muitos participantes que responderam ao convite do Clube.

Após efectuadas as inscrições de última hora (à boa maneira portuguesa…), e cumpridos os procedimentos administrativos da “praxe”, era hora de dar a partida para este último evento do ano. Antes porém, o director da prova fez o obrigatório “briefing” de segurança em que foram dadas diversas instruções importantes sobre o comportamento a manter pelos participantes, em linha com o Código de Conduta do Clube, que preconiza uma atitude de responsabilidade cívica e ambiental.

Ainda a numerosa caravana estava a iniciar o percurso e já a exigência do terreno se fazia sentir, com diversas zonas a ficarem progressivamente mais enlameadas e desafiantes com a passagem dos veículos.
Porém, em vez de se constituírem em obstáculos intransponíveis, estas dificuldades transformaram o percurso em verdadeiras “prendas” para os condutores testarem a sua perícia e a capacidade dos Land Rover, ao mesmo tempo que permitiam a tomada de belas fotografias “para mais tarde recordar”.

Por entre lugares e caminhos até então desconhecidos que surpreendiam pelas belas vistas da Serra de Sintra, chegámos à zona que constituiu o ponto alto do percurso, com diversas travessias a vau a proporcionar belos momentos de condução e entreajuda, bem ao gosto de todos. Na parte final, já a escuridão da noite se tinha abatido sobre os participantes, ainda se podiam ouvir os guinchos que rebocavam um veículo impedido de progredir pela muita lama. Surpreendentemente esta situação motivou uma expressão de satisfação por parte do condutor, que primeira vez participava num evento do Clube.

Contrariamente às previsões meteorológicas, o dia acabou por se tornar num verdadeiro “presente” de Natal ao permitir a realização de um evento pleno de bons momentos de convívio, e que fechou “com chave” de ouro o plano de actividades do Clube deste ano.
JOSÉ ALMEIDA

As fotografias estão disponíveis em:
JantarNatal2012