Passeio de Natal 2013

Passeio de Natal 2013

Como já vem sendo habitual, o Clube Land Rover de Portugal celebrou a época Natalícia com a realização de mais um passeio/convívio para os seus sócios e amigos, desta feita na bonita região saloia a norte de Lisboa.

Contrariando a tradição de anos anteriores, a organização optou desta vez, não por um curto passeio à moda de “aperitivo” antes do jantar de Natal, mas por uma jornada completa que manteve bem ocupados os participantes durante todo o dia.

Logo ao início da manhã fresca que se fazia sentir, a caravana de aventureiros concentrou-se na zona da Amadora para iniciar o percurso que no final os havia de levar ao prometido jantar sabendo que, para conseguir tal desiderato, teriam de ser transpostos variadíssimos obstáculos, incluindo a serra de Sintra, destino para onde apontava o “Road Book”.

O percurso da manhã levou os condutores e suas máquinas através de alguns troços duros e selectivos por entre bonitas paisagens rurais, infelizmente salpicadas por lixeiras e vazadouros ilegais, a fazerem-nos realizar o quanto a nossa sociedade ainda tem que evoluir em termos de consciência cívica e ambiental.

Após uma manhã longa e cansativa, a merecida paragem no parque de merendas da Assafora para retemperar energias foi do agrado de todos e revelou mais uma vez os bons dotes culinários de alguns sócios.

As dificuldades foram-se sucedendo umas às outras, num percurso pensado para que os sócios pudessem usufruir das capacidades técnicas dos seus Land Rovers numa quase perfeita combinação de terrenos e, assim, foi possível progredir sobre troços de pedra e terra, numa grande diversidade de caminhos agrícolas, com chegada a pontos de magníficas paisagens que permitiam avistar desde o Convento de Mafra ao Palácio da Pena em Sintra.

Até a areia marcou presença, mostrando-nos o quão perto estávamos do mar, e pondo à prova os dotes de condução neste tipo de terreno sempre traiçoeiro e desafiante. Devido ao Outono seco que se tem feito sentir, apenas faltou a lama, cuja presença já nos tinha (mal) habituados dos anteriores passeios de Natal.

Ficou desde já prometida a “desforra” para o próximo evento do “Dia da Lama”, que já se aproxima a passos largos, e que embora seja direccionado aos Land Rovers do dia-a-dia, promete emoções fortes com a progressão a ser efectuada preferencialmente neste tipo de piso.

As expectativas quanto a este passeio de Natal, essas, não saíram defraudadas, pois a variedade do terreno e as dificuldades do percurso fizeram as delicias de todos, com especial destaque para o momento único vivido pela caravana que, em plena serra de Sintra, foi brindada com um espectacular pôr-do-sol sobre a praia do Guincho.

Depois de percorridos os últimos quilómetros já sob a escuridão da noite, o jantar foi a oportunidade ideal para relembrar as peripécias de um dia muito bem passado e para recordar muitas outras, que ao longo dos anos os aficionados presentes foram tendo ao volante dos seus Land Rovers e, como diz o ditado, “recordar é viver”.

Os sócios presentes gostaram e pediram mais e por isso o Clube está a ultimar o plano de actividades de 2014 do qual seguramente fará parte o passeio de Natal.

Veja a reportagem fotográfica:
Passeio de Natal 2013

DEIXE UM COMENTÁRIO