Passeio S.Martinho 2018

Passeio S.Martinho 2018

A previsão do tempo para o fim de semana do S. Martinho não enganava. Chuva, vento e frio!

 

Mas apesar da meteorologia este passeio foi considerado por muitos como um dos melhores passeios do Clube! Porquê? Porque foi um passeio muito autêntico. Desde a manhã de sábado onde arrancámos do Aquapólis de Abrantes junto ao Rio Tejo que o grupo embrenhou-se no país real.

 

Atravessámos as paisagens “abandonadas” marcadas pelas cicatrizes dos incêndios do último Verão…  mas também as belas paisagens de floresta e aldeias de xisto. E as fantásticas margens da albufeira de Castelo de Bode que nos levaram às aldeias ribeirinhas de Zaboeira e Fernandaires.

 

O fim de tarde de sábado foi marcado pela plantação de dezenas de árvores da espécie Quercus, com destaque para sobreiros e alguns carvalhos de folha caduca. Foi um momento fantástico numa encosta de Água Formosa mesmo perto da fonte que dá nome a esta aldeia de Xisto. Esta atividade foi verdadeiramente apreciada por todos e fez-nos sentir a necessidade de proteger a floresta e plantar árvores mais resistentes aos fogos.

 

O magnífico jantar magusto na aldeia Água Formoso (aguaformosa.com) preparado pela incansável D. Benvinda e por alguns residentes da aldeia. O Menu era composto por Amor! Para além da excelente gastronomia regional: queijos, enchidos, fritos, caldo verde, canja, bacalhau… tivemos direito às castanhas e magníficas sobremesas! Viveu-se um ambiente muito fraterno e animado mesmo ao jeito do Clube  Land Rover de Portugal.

 

No domingo iniciámos o percurso no Centro Geodésico de Portugal, onde no século 19 começámos a conhecer e a desenhar os limites do nosso país através do processo de triangulação.

 

O percurso avançou pelo concelho de Vila de Rei em direção ao Sardoal onde se avistaram muitos vestígios da mineração de ouro realizada pelos romanos há cerca de 2.000 anos. Atravessámos então a Ribeira do Codes com muita água! O percurso levou-nos à Quinta do Coro para uma visita à adega e prova de magníficos vinhos, a famosa marmelada, as passas de figo Pingo de Mel entre outras iguarias!

 

O encerramento foi no Restaurante D. Vinho para uma refeição memorável que terminou com entrega de diplomas do Centro Geodésico e brindes do patrocinador Motormáquina.

 

Foi um excelente passeio, onde mergulhamos no Portugal profundo, com excelente gastronomia e um convívio memorável. Um passeio do Clube Land Rover de Portugal!

DEIXE UM COMENTÁRIO