Recordar José Megre 2010

Recordar José Megre 2010

Realizou-se no passado mês de Setembro na localidade de Águas, Penamacor, a 3ª Feira do Coleccionismo e do Automóvel Antigo, organizada pelo Clube Aventura, que recorda e homenageia o grande aventureiro e explorador José Megre. Depois da primeira edição em 2008, ainda organizada pelo próprio, cabe agora ao seu filho Ricardo e às organizações Megre Motorsport darem continuidade ao magnífico legado deixado por aquele que foi considerado o “pai” do todo-o-terreno em Portugal.

Nesta exposição, levada a cabo na propriedade da família, estavam expostos em diferentes espaços, os cerca de oitenta automóveis e vinte motos pertencentes à colecção particular de José Megre, desde os mais antigos aos mais modernos passando por vários veículos militares e de competição. Naturalmente, e devido à sua longa ligação ao Entreposto, o maior destaque ia para os Datsun e Nissan tanto nas versões de estrada, como os utilizados em competições de pista e de todo-o-terreno.

De entre todos os veículos expostos merecia destaque o UMM com que José Megre participou no mítico Paris-Dakar e o projecto SADO 500, totalmente concebido e desenvolvido em Portugal, em que esteve directamente envolvido.
Como não poderia deixar de ser, a Land Rover também faz parte desta colecção particular, estando representada com um Serie 1 e um Range Rover “classic” de 3 portas com motor VM turbo diesel.

Nos diversos edifícios da quinta abertos ao público, podia ver-se uma exposição de alfaias agrícolas e tractores clássicos, bem como miniaturas e brinquedos, alguns deles feitos manualmente por artesãos dos países que José Megre visitou. Noutro espaço podiam ver-se ainda alguns objectos de trabalho como as máquinas de escrever e fotográficas utilizadas por José Megre, bem como diversas peças de artesanato e recordações das viagens efectuadas aos quatro cantos do mundo.
Para os aficionados, havia ainda uma feira de venda de peças e miniaturas, onde se podiam encontrar alguns belos exemplares que, quem sabe irão completar algumas colecções de miúdos e graúdos.

O Clube Land Rover de Portugal, associou-se a esta iniciativa e organizou um pequeno passeio que contou com a presença de alguns associados, que quiseram ver ao vivo esta exposição, e admirar as magníficas recordações de viagem deixadas por José Megre, em linha com o espírito de aventura e descoberta da própria Land Rover.

No fim de um dia esplêndido era tempo de regressar, não sem antes percorrer a pista de TT nas proximidades da exposição a convite da organização, imaginando como seria percorrer as pistas dos grandes desertos, por onde passeou José Megre…

Ao Ricardo Megre e à Megre Motorsport, endereçamos o nosso agradecimento pela hospitalidade com que nos acolheram e desejamos que esta iniciativa possa ter continuidade no futuro, já que é uma bela forma de recordar a memória e os feitos de José Megre.

JOSÉ ALMEIDA

Veja o álbum fotográfico completo:
FeiraDoColeccionismoJoseMegre2010

DEIXE UM COMENTÁRIO