Rota do Dakar – Comporta 2009

Rota do Dakar – Comporta 2009

No dia 30 de Maio decorreu na zona da Comporta a “Rota do Dakar 2009“, mais um passeio do Clube Land Rover de Portugal.

O dia acordou muito quente (bom para fazer a areia mais mole) e a partir das 8 da manhã os ferries que fazem a travessia entre Setúbal e Tróia começaram a encher-se, com os mais de 30 Land Rovers participantes.

No briefing matinal, depois do café matinal no local da partida, os participantes foram informados do tipo de percurso (areia, areia e mais areia) e convidados a baixar a pressão dos pneus.

A caravana iniciou o percurso e logo na primeira subida, as primeiras dificuldades. Uns passavam e outros não. Quem não sabia, rapidamente aprendeu, que se não pisasse o pé direito com energia, não conseguia progredir. Aprendida a lição, era ver os Land Rovers em velocidade cruzeiro a fazer os extensos areais

O percurso da manhã foi rolante e serviu para treinar a condução em areia. Todos passaram com distinção, pois durante toda a manhã não houve atascanços, somente umas repetições nas partes de mais difícil progressão.

O almoço decorreu juntou ao rio Sado, nos arrozais, mas infelizmente apanhou-se a maré vazia, pelo que era difícil ir molhar os pés, para amenizar o calor abrasador da uma da tarde.

Para a parte da tarde estava reservada uma jornada de areia bastante mais “pró”, depois de apreendida a lição da manhã.

O início da tarde foi marcado por uns “incidentes”, com um percurso intransitável nos arrozais (estrada cortada), um road-book “caprichoso” e um Range Rover atascado no arrozal. Depois de retirado o Range do arrozal, reuniram-se as “tropas” novamente e começou finalmente a parte “apimentada”.

Muita areia mole, subidas em que só os mais afoitos subiam, e só se tivessem baixado a pressão dos pneus, curvas com pinheiros a estorvar a trajectória, estradões de 3ª alta, etc.. Uma diversão total. Um feliz proprietário de um V8 exclamava: “Isto é mesmo uma maravilha para os cavalos do meu V8”.

Um estreante em areia, com a família no seu Defender Td5, quando se preparava para fazer a famosa subida ,respondia ao organizador que dava as instruções: “Já aprendi de manhã a técnica, 2ª alta e prego a fundo, certo?”.

No final do percurso, toda a gente com um sorriso nos lábios. Tinham todos aprendido muito bem como guiar o seu Land Rover em areia. Para a maior parte, uma estreia absoluta.

O dia acabou no “Restaurante A Escola“. A recepção com os aperitivos e bebidas refrescantes foram o mote para um excelente jantar. Entradas divinais e quatro meios-pratos, deixaram todos muito satisfeitos e bem dispostos. A simpatia de quem serviu o jantar não podia ser melhor.

Assim foi revivido o espírito de Dakar: areia, areia e mais areia.

Veja o álbum fotográfico completo:
RotaDoDakar2009

DEIXE UM COMENTÁRIO