S. Martinho – Cadaval 2012

S. Martinho – Cadaval 2012

O São Martinho estava à porta e como já vem sendo hábito o Clube Land Rover não podia deixar de organizar, uma vez mais, o tradicional passeio de convívio regado com água-pé e acompanhado de castanhas.

Que local melhor para celebrar o São Martinho senão a zona demarcada vinícola do Cadaval, também conhecida como zona de excelência da produção da famosa pera rocha.

O dia acordou cinzento. As fortes chuvadas que ocorreram durante a noite fizeram com que os caminhos do percurso ficassem excelentes, cobertos de lama, para que os nossos Land Rover fossem progredindo por montes e vales.

A adega cooperativa do Cadaval foi o nosso ponto de encontro, onde um volante e retemperador pequeno-almoço aguardava por todos nós. Durante o briefing fomos honrados com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Senhor Aristides Sécio, que muito rapidamente fez uma descrição da economia local quer da produção de vinhos pelas adegas cooperativa do Cadaval e da Vermelha, quer ainda da produção da pera rocha, em que 80% dessa produção é vendida para o Reino Unido. De salientar que a pera rocha encontrou na região do Cadaval o melhor micro clima do mundo para a sua produção. Embora tenha havido tentativas de produção em outras partes do globo é na zona do Oeste de Portugal que essa produção se revela mais eficaz em quantidade e qualidade.

Foi então dado início do passeio onde após poucos quilómetros as dificuldades surgiram. Acentuaram-se as diferenças entre os Land Rover preparados com pneus de lama, já que todos os outros Land Rover tiveram de seguir o percurso alternativo delineado pela organização do Clube.

A Quinta do Castro foi o local escolhido para a prova de vinhos da região. Um momento de pausa após o esforço de todos os participantes para desatascar os inúmeros Land Rovers que ao longo do percurso, e até aqui, tiveram algumas dificuldades.

A manhã já ia longa mas ainda faltavam uns quilómetros até ao cume da Serra de Montejunto, com muita lama e pedra à mistura, dificuldades que os nossos Land Rover ultrapassaram, fazendo uma vez mais jus à marca.

Após o almoço seguiu-se uma visita guiada à Real Fábrica do Gelo situada no Parque das Merendas no cume da Serra de Montejunto, onde foi explicado todo o processo de fabricação de gelo. Aqui podemos constatar a evolução das sociedades. www.realfabricadogelo.com

A chuva definitivamente veio para ficar e lá iniciamos a descida da Serra de Montejunto até à Vila do Cadaval, onde num espaço gentilmente cedido pela Câmara Municipal do Cadaval decorreu o Magusto.

Gostaríamos de agradecer uma vez mais toda a colaboração que gentilmente a Câmara Municipal do Cadaval teve para com o Clube Land Rover de Portugal, bem como ao Montejunto Raly Clube.

Foi um dia bem passado, em convívio e onde a paixão e o espírito Land Rover estiveram sempre presentes.
FREDERICO GOMES

Veja o álbum fotográfico completo deste passeio:
SMartinho2012

DEIXE UM COMENTÁRIO