Travessia Lisboa-Marvão 2012

Travessia Lisboa-Marvão 2012

Terminados os sombrios meses de Inverno, a Primavera traz consigo dias longos e frescos, ideais para longas viagens por uma das regiões mais belas do nosso País, o Alentejo.
Aproveitando esta época do ano em que os campos do Alentejo estão plenos de vida, o Clube Land Rover rumou de Lisboa até à histórica vila de Marvão, na já tradicional Travessia anual.

 

Antes da partida do Parque das Nações, as cerca de quarenta pessoas, distribuídas por dezassete veículos, iam antecipando as possíveis surpresas que o percurso iria trazer, enquanto faziam os últimos preparativos para a viagem. Houve até quem fosse comprar um GPS nessa mesma manhã, para cumprir com o requisito imposto pela organização de fazer da prova um evento de navegação.

Feito o briefing de segurança era hora de partir em direcção a terras de “além-Tejo”, que desde logo proporcionou a todos uma imagem raramente vista de uma caravana de Land Rovers a atravessar a ponte Vasco da Gama.

A parte da manhã foi feita pela lezíria Ribatejana adentro, através de campos de arroz em crescimento ladeados por grandes zonas de Montado, num percurso rolante que ia fazendo a transição para as extensas planícies Alentejanas que haveriam de se seguir..

Pelo meio, no entanto, algumas secções mais exigentes na zona de Abrantes faziam-nos lembrar que ainda havia que “trabalhar” antes do merecido descanso…

Depois de um almoço rápido tomado em pleno campo, seguimos então em direcção às belas e muito aguardadas paisagens Alentejanas, por suaves caminhos ondulantes, com a chegada a Arronches a fazer-se debaixo de intensa chuva, já ia avançada a tarde.

Retemperadas as forças no Hotel Rural Santo António situado num local muito aprazível mesmo às portas de Arronches, o dia seguinte amanheceu envergonhado, mas tal não diminuía o entusiasmo geral ao saber o percurso que ainda faltava percorrer antes da chegada a Marvão.

Ao entrar na zona do Parque Natural da Serra de São Mamede a quem tinha sido solicitada a devida autorização para a realização do passeio, depressa percebemos que estávamos noutro Alentejo completamente diferente – acidentado e rochoso – como se tivéssemos sido transportados para uma zona do interior da Serra da Estrela.

Ao chegar ao cimo da Serra por entre corta-fogos de condução exigente e densas matas de castanheiros, a magnífica paisagem sobre Marvão era a recompensa esperada por todos os participantes, a provar que o Alentejo é uma terra realmente mágica, que se pode desfrutar de um modo ainda mais natural e intenso ao volante de um Land Rover.

Descubra mais acerca da magia do Alentejo em
www.visitportugal.com e www.visitalentejo.pt

JOSÉ ALMEIDA

Veja o álbum fotográfico completo da Travessia:
TravessiaLisboaMarvao2012

E veja também as fotos dos Reconhecimentos:
TravessiaLisboaMarvao2012Reconhecimentos

DEIXE UM COMENTÁRIO