Veteranos 2017

Veteranos 2017

O dia aprimorou-se de sol para receber a Primavera e com ela vieram uma dezena de Veteranos para abraçar o sol e o verde da Região Saloia.Loures, Mafra e Sintra foram os três concelhos escolhidos para receber a edição 2017 dos Veteranos do CLRP, um passeio já clássico no calendário do Clube. A primeira grata surpresa foi a de perceber que os “velhinhos” continuam uma verdadeira paixão e que a região cercana de Lisboa continua ainda a ser uma caixinha de surpresas e a ter tesouros bem escondidos. 

O passeio começou na cidade de Loures mas rapidamente os Veteranos – um conjunto de Series , Range Rovers e ainda um 90 – subiram a Montemuro para uma vista deslumbrante do Vale de Loures. Neste périplo seguiu-se uma descida com alguma dificuldade para desemperrar as molas quiçá presas por um Inverno de garagem.

Navegação tranquila, road book sereno e sem grandes dificuldades, levou o passeio para terras de Lousa e mais para afrente para o Rogel com todos os veículos a desembaracem-se sem problemas num percurso feito de estradões largos e vistas deslumbrantes que nos faziam interrogar como é que elas existem tão perto de Lisboa. Contudo, os lugares existem com nomes tão diferenciados como A. dos Cãos, Rogel, Santo Estevão das Galés e, pasme-se, Carcavelos. Mais importante o percurso leva-nos a bosques antigos onde o verde é a cor dominante e a água corre.

Chegados á parte mais a norte o passeio regressa para sul de molde a ligar o concelho de Mafra a Negrais, já no concelho de Sintra. No entanto, o dia não era para o Leitão e o passeio assenta arraiais num pequeno bosque de pinheiros para o merecido descanso. E quando dizemos arraiais não é exagero pois houve mesmo quem trouxesse a mesa, o chapéu-de-sol e o fogareiro, montasse tudo em cima do Series e ali fizesse a refeição, só descendo para beber o café fornecido pela organização.

Mas a andar que já almoçámos.

A parte da tarde foi mais rolante misturando-se troços de terra com asfalto mas sempre escolhendo belas vistas e casario antigo. Mesmo assim alguns caminhos não secaram e alguma lama surgiu no caminho mas nada que atrasasse a marcha que seguia ao ritmo do tempo … calma e languida.

Deixadas as vistas do Palácio da Pena que vislumbramos a partir de terras de Morelena, o passeio inflecte para Leste, de regresso a terras de Loures, de onde partiu.

Chegámos cedo e aproveitámos para lavar os carros, trocar de roupa ou ir buscar alguns elementos da família para que pudéssemos acabar em beleza na Quinta do Almirante a falar daquilo que gostamos: Land Rovers, e quanto mais velhinhos melhor…

Enfim, gostamos dos Veteranos. Simbolizam tudo o que é o espirito Land Rover: simples, versáteis, incansáveis e fiéis. Todos os anos se juntam e se revêm como velhos amigos e como todas as amizades prometemos renovar este passeio todos os anos. Até lá!

DEIXE UM COMENTÁRIO