Veteranos – Sintra | Mafra 2012

Veteranos – Sintra | Mafra 2012

Após alguns anos de afastamento do plano de actividades do Clube Land Rover de Portugal, os “Veteranos” voltaram a fazer-se à estrada demonstrando que os “velhos são os trapos” e que nem o longo tempo de paragem diminuiu o ânimo dos entusiastas destes modelos.
E se os veículos eram históricos, o cenário escolhido para o passeio não era menos, com o percurso a fazer-se entre a extraordinária beleza natural de Sintra e a monumentalidade do Palácio Nacional de Mafra.

Desde cedo, os “Séries” de várias idades e modelos foram chegando aos poucos ao local de encontro marcado em São Pedro de Sintra, como se regressassem de um período de hibernação, prontos para a nova temporada de verão.
Embora reservado a veteranos, o evento contou com uma boa variedade de modelos que iam desde um Série 1 que nos fazia regressar aos tempos da criação da marca até aos Série 2 e 3 em diversas configurações de carroçarias e tipo de motores.

No entanto, a diversidade do evento não se resumiu aos veículos já que, para surpresa e agrado de todos, houve ainda a presença de um aficionado oriundo do Canadá, que apesar de viver há poucos meses em Portugal adquiriu já um Série 2, e que tinha sabido do passeio apenas no dia anterior, através do “site” do Clube.

Depois de um café retemperador acompanhado de uma típica queijada da “Casa do Preto”, o passeio começou com um pequeno percurso pela bela vila de Sintra, com as suas paisagens de enorme beleza a dar o enquadramento perfeito à passagem destes veículos históricos.
A caravana seguiu depois em direcção ao coração da zona saloia, através de caminhos rurais com alguns pontos mais técnicos incluindo duas passagens a vau, que puseram à prova a capacidade de máquinas e condutores.

Mesmo sem os sistemas electrónicos que hoje equipam os veículos modernos, os velhinhos “Séries” fizeram questão de mostrar todas as suas capacidades que fizeram da Land Rover a marca de referência dos veículos todo-o-terreno, ultrapassando os obstáculos do percurso com uma admirável agilidade.
Igualmente notável foi o facto de apesar das idades respeitáveis dos veículos, nenhum deles teve qualquer problema mecânico, prova evidente de fiabilidade e resistência.

Antes de concluir o passeio, os participantes passaram ainda diante do Palácio Nacional de Mafra, mandado construir por D. João V para cumprir um voto de sucessão, proporcionando um final monumental para este regressado evento do Clube Land Rover de Portugal, que mostrou ter vindo “para ficar”.

Para mais informações sobre os palácios nacionais de Sintra e de Mafra, pode consultar o site do Instituto dos Museus e da Conservação: http://www.ipmuseus.pt.

JOSÉ ALMEIDA

Veja o álbum fotográfico completo do passeio dos Veteranos:
Veteranos2012

E veja também as fotos dos Reconhecimentos:
Veteranos2012Reconhecimentos

DEIXE UM COMENTÁRIO