Visita da revista Land Rover Owner International a Portugal 2011

Correspondendo a um desafio pessoal lançado em Julho de 2009, em resposta a um artigo publicado na revista Land Rover Owner que tecia comentários menos positivos acerca de Portugal, o director da publicação Land Rover mais emblemática do mundo, o Sr. John Pearson, esteve entre nós no passado mês de Junho para uma aventura todo-o-terreno, a fim de conhecer o lado mais desconhecido e surpreendente do nosso país. Depois de vários meses de preparação e de longos reconhecimentos, na manhã do dia 6 de Junho era chegada, finalmente, a hora de partir da bela cidade de Miranda do Douro, com uma enorme expectativa e alguma apreensão quanto ao que se iria passar nos 7 dias seguintes.

A perspectiva que norteou esta aventura, era não apenas a de conduzir os nossos Land Rover por Portugal abaixo, mas também a de dar a conhecer a história, o património natural e a gastronomia de algumas das regiões do nosso país menos conhecidas além-fronteiras. A viagem de quase mil e duzentos quilómetros de trajectos maioritariamente fora de estrada levou-nos a percorrer o Nordeste transmontano, o Douro vinhateiro, as Beiras, o Alto Alentejo e, finalmente, o litoral Atlântico, onde, bem perto da Comporta, teríamos uma das mais emocionantes experiências desta aventura. Ao longo de seis dias tivemos oportunidade de visitar alguns locais de interesse histórico como Freixo de Espada à Cinta, Castelo Rodrigo ou Monsaraz, apreciar as maravilhosas paisagens dos parques naturais da Serra da Estrela, São Mamede e Estuário do Sado, bem como saborear alguma da nossa esplêndida cozinha e doçaria regionais.

Em termos de condução, e apesar da maioria dos trilhos escolhidos serem de fácil transposição, alguns revelaram-se verdadeiramente espectaculares, com o John rendido aos corta-fogos da Serra da Estrela e da Gardunha e à tranquilidade das planícies Alentejanas, comparáveis, segundo ele, a alguns dos melhores trajectos que efectuou nos Pirinéus ou em África.

O contacto com os Land Rover não podia faltar e, para mostrar a paixão que temos pela marca em Portugal, foram sendo feitas umas “surpresas” ao John e à sua mulher, que o acompanhou nesta viagem. Na Guarda tivemos um encontro com o Clube Escape Livre, que durante vários anos organizou, entre outros eventos, a famosa “Land Rover Rota Histórica”. Em Almeida e em Évora vimos um Stage 1 V8 e alguns Séries 3 ainda ao serviço das corporações de bombeiros locais, e na torre da Serra da Estrela tivemos uma demonstração especial da Brigada de Montanha da GNR, que usa vários Defender 110 nas suas missões de patrulha e salvamento.

Porém, das diversas surpresas pensadas para esta viagem, a última foi a que mais impacto causou. Combinado quase em segredo, estava preparado um encontro, na zona da Comporta, com o Clube Land Rover de Portugal e alguns dos seus sócios. Estes não faltaram à chamada, trazendo os seus Séries, Defenders, Range Rovers e Discoveries para participarem desta grande oportunidade. O passeio pelas longas dunas de areia da herdade do Monte Novo foi um grande momento de diversão para todos e deixou o John verdadeiramente espantado por não imaginar que pudesse haver pistas de areia em Portugal.
A nota final neste encontro com os sócios do clube foi realmente emotiva, com a oferta de várias lembranças, por parte do clube, durante o jantar de convívio, e a nomeação da revista LRO como sua sócia honorária.

No fim de uma semana a todos os níveis memorável, que foi para o John uma grande surpresa e, para mim, a concretização de um projecto que, além do prazer que proporcionou a todos quantos nele participaram, visava também transformar uma situação inicialmente negativa numa oportunidade para promover o nosso país e o nosso gosto pela Land Rover.

Uma nota final para deixar o meu agradecimento às diversas pessoas e entidades que contribuíram para fazer desta viagem um enorme sucesso:
Europarques, Quinta da Ervamoira, Clube Escape Livre, Parque Campismo Vale do Rossim e Clube Land Rover de Portugal.
O artigo completo da viagem será publicado na edição de Setembro da revista LRO, que chegará às bancas no início de Agosto.

JOSÉ ALMEIDA